Páginas

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Manual (de direitos) dos Noivos

Hoje uma amiga, que trabalha com vídeo de casamentos, postou no facebook um link com o "Manual dos Noivos" do PROCON - SP, atualizado este ano. Achei as informações muito interessantes e úteis até para quem não é de SP, então resolvi compartilhar.


O manual mostra muitos cuidados que os noivos precisam tomar antes de fechar um contrato, e serve muito como guia para checar se todos os itens relevantes do contrato (de cada tipo de fornecedor) estão OK. É bom consultar estes itens antes de assinar o contrato!!! E depois também, caso ocorra algum problema.

Algumas partes do Manual que acho que vale muito a pena destacar:

- Antes de fechar a contratação, os noivos podem pesquisar a situação dos fornecedores no Cadastro de Empresas no site da Fundação Procon-SP, nos sites da Junta Comercial de São Paulo (www.jucesp.sp.gov.br) e da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).

- Tudo o que for combinado verbalmente deve ser registrado em contrato, inclusive, e principalmente, condições para cancelamento do mesmo. Os espaços em branco devem ser riscados. Uma via deste documento, assinada pelas partes, pertence ao consumidor.

- Qualquer que seja o contrato é necessário ficar atento às cláusulas que fixam multa por rescisão/cancelamento de contrato e devolução de valores.

- Como esta é uma data única e existem situações em que não há como reparar certos tipos de problemas, o consumidor pode ingressar judicialmente e pleitear perdas e danos. Razão pela qual os cuidados preventivos ganham mais importância.

Para visualizar o "Manual dos Noivos" 2011, clique aqui.

Espero que ajude!

Bjs
Eli

6 comentários:

  1. MTo bom mesmo esse manual. Fiquei sabendo hj que existia, quando vi uma reportagem sobre o assunto na internet. Bjos e bom fds linda!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo.
    Vou divulgar para as amigas noivas.

    Bjusss

    ResponderExcluir
  3. Não é muita coisa, mas ando fazendo do "Reclame aqui" o meu melhor amigo! Já desisti de uma gráfica por conta do número de pessoas insatisfeitas que encontrei lá...

    =***

    ResponderExcluir
  4. Jana, eu to trabalhando tanto que nem vejo mais sites de noticias... rs (mas o vício no face continua rs)

    Hérica, divulga mesmo! Quanto mais gente souber melhor!

    Carol, tem razão o Reclame aqui é um ótimo aliado!! Já desisti de comprar várias coisas por causa das reclamações que tinha la... E sempre conto com ele para ameaçar alguma empresa que esteja me causando problema! Sempre resolve! rs

    Bjs meninas!

    ResponderExcluir
  5. Assino embaixo!
    Participamos do mercado e muitas são as experiências desagradáveis. Assim, ao contratar um serviço:
    1) pesquise sobre a empresa;
    2) opte por empresas formais;
    3) peça referências com nome e telefone e
    4) formalize tudo através de contrato!

    Um abraço
    e um ótimo final de semana.

    Marcio Hoffmann
    Arte da Tribo Produções

    ResponderExcluir
  6. Que bacana, bom saber disso tudo...

    bjim!!

    ResponderExcluir