segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

DIY: Bem-casados!

Quem é que não adora os tradicionais bem-casados?! Bom, eu sempre gostei, e vou dizer que geralmente prefiro o bem-casado do que o próprio bolo do casamento. Mas por incrível que pareça, este item era exigência do noivo!
Depois de muito conversar, resolvemos que o melhor seria unir o útil ao agradável! Decidimos que nossa lembrancinha seria uma caixinha com bem-casados. E eu que queria todas as lembrancinhas do mundo, me convenci que tínhamos que investir em outras coisas, além de lembrancinhas. E não me arrependo!


Bom, mesmo sendo só 1 lembrancinha, a intenção era economizar o máximo possível neste ponto. E depois de rodar a 25 procurando caixinhas legais e fornecedores bons e baratos de bem-casados, mudamos de direção, resolvemos encomendar as caixinhas personalisadas no Atelier da Embalagem e fazer os doces!!! É isso mesmo, resolvemos fazer os bem-casados!!! Que no nosso caso não foram poucos, fizemos 420, sendo que 300 ficaram nas caxinhas, nas mesas dos convidados no lugar de cada um, e 120 foram para a mesa do bolo.


Levando em consideração que a parte mais arriscada é fazer o pão de ló, minha sogra deu a idéia de comprar a massa pronta, é isso ai, pronta mesmo, eu nem sabia que isso existia, mas ela me disse que vários mercados e padarias fazem isso, vendem uma "Placa de pão de ló", assim ó:


E isso facilitou horrores nossa vida! Onde compramos, todas estavam fofinhas, deliciosas e sem cheiro de ovo (importantíssimo!). Assim não corremos o risco de assar a massa, dar errado e disperdiçarmos tempo e dinheiro.
Cada placa de pão de ló dessas, dava para fazer 60 bem-casados, com o cortador que comprei na 25, que tinha 5,5 cm de diâmentro. Pelo nosso teste, é mais fácil cortar os redondinhos, e depois abrir ao meio para rechear.

Obs. Essa placa é bem alta, eu pensava que fosse precisar cortar 2, rechear e juntar para formar 1 bem-casado, mas se fizesse isso ficaria enorrrmmmeee e ficaria um bolo, em vez de bem-casado. Para minha surpresa, não precisa.


Para o recheio, nós provamos vários, mas o preferido foi o de doce de leite, feito leite condensado cozinho na panela de pressão.
Depois disso, é só passar na mistura de açúcar de confeiteiro e água, para ficar aquela crostinha crocante e delíciosa! E ai, é só esperar secar por no mínimo 12 horas e embrulhar no celofane e depois no crepom.

Foi uma verdadeira força tarefa, eu, a Du, minha sogra, uma amiga dela, minha cunhada, e até o Le ajudou. Foi trabalho para 2 dias inteiros, fizemos na segunda, embrulhamos na terça e minha sogra congelou até sexta. 

Fizemos 300 creme com dourado, com as tags "Enfim bem-casados" para colocar nas caixinhas, 60 dourado com fita creme, e mais 60 creme com fita dourada para a mesa do bolo.


Economizamos MUITO, no mínimo 60%, bom, isso depende de qual fornecedor vamos comparar né?! Ser for com os mais tradicionais aqui de SP, meu custo seria 20% do valor total, e olhe lá!!!
Deu trabalho, mas valeu a pena, pela economia e pela qualidade! Não é para me gabar, mas realmente ficaram deliciosos! Todo mundo elogiou muito, e a gente sempre fica orgulhosa quando algo que fez deu certo e agradou todo mundo né?!



Ps. 1 -> Garanto para vocês que só comprei produtos de qualidade.... foi o melhor açucar de confeiteiro, o melhor leite condensado, mas como decidi isso com tempo, garimpava as promoções nos supermercados para pegar um bom preço! (Claro, sempre verificando a data de validade)

Ps. 2 -> Girls, desculpa, mas eu não tinha fotos para fazer um bom passo-a-passo, mas acho que com meu relato já dá pra ter uma noção de como vale a pena, e o que eu queria mesmo era mostrar que dá pra facilitar muito a vida com essa placa de pão de ló! 

Ps. 3 -> Se alguém tiver alguma dúvida, pode gritar que eu tento ajudar!

Ps. 4 -> Eu rodei a 25, e a melhor loja pra comprar essas coisas foi o bom e velho Armarinhos Santa Cecília (que tem tudo e também vende pela internet) e também as vizinhas Rei do Armarinho (Para comprar fitas de cetim) e a Gaivota (Para comprar celofane e crepom).

Ufa, desculpem pelo post gigantesco! Espero ter ajudado!

Bjs

ATUALIZAÇÃO: Neste poste AQUI tem uma receita do bem casado e mais outras dicas.

49 comentários:

  1. Adorei, não quero bem casados, mas posso tomar liberdade de dar dica no blog pras meninas, amanhã farei um post sobre receitinhas, e nada como esta tua dica, posso colocar link
    ps:ficaram fofos seus bem casados, parabens!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!!!

    Pode compartilhar sim!!!

    E estou precisando de umas receitinhas! ADOOOROOO!

    ResponderExcluir
  3. Eliiiiii! Jura que vc usou um relicario com a foto dos seus pais?!?! Que lindoooooo! Ameiiii! Ah, manda uma foto pra eu mostrar pras leitoras. Só de inspiração! Faço um link com o blog!! Topa! Me escreve dizendo! sposare@live.com. To esperando. Beijooooooo, Andrea Mentor

    ResponderExcluir
  4. Amei!!!! ai quero fazer pro meu níver... e colocar bem vividos!! rsrsrs
    Será que me aventuro???
    Só deixa eu entender uma coisa: cada vez que vc cortou a placa dava um bem casado? Vc cortava a placa de pão de ló ao meio é isso???
    Beijooo,
    Cy

    ResponderExcluir
  5. Vc leu meus pensamentos!! Estava precisando muito de um post de bem casados!! Caso em Julho e acho q estou atrasada com isso.. rs Muito legal, adorei. parabéns pelo trabalho manual, ficou lindo! beijoss

    ResponderExcluir
  6. Obrigada meninas!!! Eu acho que vale a pena se aventurar, principalmente se conseguir achar essa placa de bolo pronta.
    Cy, é isso mesmo, mas fica mais fácil rechear só a parte redonda, cortada com o cortador, do que rechear a placa toda:
    1º Corta com o cortador redondo;
    2º Corta a parte redonda ao meio;
    3º Rechear;
    4º Passar a calda;
    5º Esperar 12 hrs;
    6º Embrulhar.

    Érica, que delícia, está chegando hein?! Mas se vc tiver alguém pra ajudar, arrisca fazer um teste dos bem-casados para ver se vale a pena...

    ResponderExcluir
  7. Puxa que legal, todos ajudaram, e ficou lindo!
    Em casa todos ajudaram também, nós que fizemos os chocolates e compramos as forminhasna 25 tbm! rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi! Obrigada pelos elogios querida, sou sortuda mesmo, é mara ter irmã fotógrafa :)

    Ah comprei baratinho em uma loja onde moro, se chama Demanos, paguei R$45,00 apenas rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eliiii que moça prendada!!
    Fiquei com água na boca.

    Quero bem casados!
    No meu casamento não tive...

    Ahhh o Villagiio Real foi fera no meu casamento! Não poderia ter contratado um buffet melhor!

    Beijocas mil e muuuuitooo obrigada por todo o carinho.

    ResponderExcluir
  10. Huuuum que delíciia! Amo bem casado, mas acredita que a primeira vez que comi foi em 2007, no casamento de uma grande amiga! Até então eu não tinha me tocado da existência!!!
    Ficou um máximo a sua lembrançinha!!
    bjocas, ju

    ResponderExcluir
  11. Olha, não sou lá muito fã do bem casado não, mas vendo esse trabalhão todo que você teve até que tive vontade de provar viu?? Rsrsrs


    bjm!!

    ResponderExcluir
  12. Eliiiii, corre lá e me diz o que achou! Faço a alteração que achar necessária! Brigada querida! Loooots of love!

    http://sposare.blogspot.com/2011/02/nao-gente-nao-gostou-gente-amou.html

    ResponderExcluir
  13. Genteeeeeeeeeee tô morrendo de vontade de comer agora ahhahahah

    Comigo foi o contrário, eu contratei os bem-casados e fiz as forminhas ;D Coloquei a foto hoje no Nerds in Love..

    Bjoo

    ResponderExcluir
  14. Ameiiii seu blog, Elierge..

    Cada detalhe mais lindo que o outro.
    Já estou seguindo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. AMO bem casado, meu Deus, nao posso aprender a fazer, se nao viro uma bola!!!

    Seguindo o blog! Bj

    ResponderExcluir
  16. Oii Elii.. depois de ver o post do CSG eu tive que vir aqui ver o seu relato..

    Tomei coragem e vou tentar...
    só uma dúvida, qnto tempo levou e qntas pessoas você precisou?

    Obrigada flor!

    ResponderExcluir
  17. Oi Eli!
    Tb vi seu post no CSG e ameeeei, estou em dúvidas com quem fechar o bem casado, eu já tinha feito, mas fiquei com medo de fazer e guardae durante a semana.
    Então fiquei com uma dúvida, como congelo eles? Como vcs fizeram? E pra descongelar? É só colocar fora do freezer?
    Obrigada linda!
    Bjos e parabéns!!!

    ResponderExcluir
  18. Beatriz, fizemos em 5, e ficamos a tarde e a noite de segunda preparando e terça embrulhando, umas 8 hrs cada dia.
    A parte de embrulhar deu um pouco mais de trabalho do que o convencional pq além do embrulho tinha a caixinha..

    Mi, você congela ele embrulhado, eu tinha ficado com medo, mas não teve problema nenhum. Inclusive, os meus foram para o freezer com caixinha e tudo! - Só não pode ser aqueles congeladores que formam gelo. Tem que ser freezer com congelador com frost free. Para descongelar é só tirar do freezer, pode ser um dia antes.

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Nossa que legal.
    Eu nunnnnca imaginei que eles vendiam as placas assim. Quando vc me falou um massa pronta eu pensei nestas Dona Benta, kkkkkk a mistura para fazer o bolo.
    Parabéns, ia te perguntar do congelamento, mas vi que vc já respondeu.
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Obrigada pela resposta Eliiii!!!
    Vou fazer!!!
    Bjokas e sucesso sempre!!!

    ResponderExcluir
  21. Oi Eli

    na foto nao deu pra ver bem de pertinho mas é parecida mesmo =) só que a nossa tem testurinha e é fosca..acho que a sua é mais brilhante né? bem lindaaaa! obrigada ela visita no meu blog..
    =)))

    bjus
    Ma

    ResponderExcluir
  22. Menina, essa foi a dica do ano pode acreditar..adorei..
    eu so fiquei em duvida quanto ao passa no açucar e na agua...

    ResponderExcluir
  23. Obrigada Ma!
    A parte do açúcar depende muito do gosto, eu queria mais crocante e menos molhado, então usamos 1 medida de açúcar para 1/4 de agua, mas quem quiser mais molhado pode aumentar a quantidade de agua...
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Olá!!!!
    Será que alguém pode me indicar um local que eu consiga comprar essa placa de pão de ló...achei tão fácil e tão econômico que também quero fazer os meus bem casados...economizando no bem casado dá pra gastar um pouquinho numa embalagem caprichada!!! ou gastar em outros detalhes que concerteza irão fazer a diferença!!!!

    ResponderExcluir
  25. Bá e Ti, foi o que fizemos, economizamos no bem-casado para poder comprar a caixinha bonitinha!
    Nós compramos aqui no Supermercado Freguesia, que fica na Z/N de SP
    http://www.supermercadodafreguesia.com.br/

    De onde vcs são?
    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Oi Eli eu sou de Mairiporã, mas não é interior estou pertinho de SP, a 30Km e meu Noivo Tiago é de Guarulhos...Até falei para meu noivo e queremos ir lá comprar, tão prático e eficiente ainda mais para quem quer fazer em grandes quantidades os bem casados...no nosso caso são 600!!!! Ótima idéia que irá facilitar e economizar...mas você congelou já decorado no papel crepom???

    ResponderExcluir
  27. Amei! Não tinha pensado em congelar... realmente prático! Mas diz uma coisa, seu casamento foi para quantos convidados?

    ResponderExcluir
  28. Eli ! Amei o seu post, era o que eu estava procurando, é coisa de Eli mesmo, minha irmã tb é Eli ane e eu Eli diane..rs

    Parabéns eles ficaram perfeitos, minha dúvida é a mesma de algumas meninas, posso congelar embrulhado no papel crepon com fita e tudo que não vai dar zica?

    Me caso em janeiro e vai estar um calorão! Demora muito para descongelar será?

    ResponderExcluir
  29. Que m-á-x-í-m-o!!! Simplesmente adorei a dica, meus parabéns e obrigada por compartilhar! Vai me ajudar muito!!!! Beijos Vanessa http://uniaocriativa.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  30. Flor,, parabéns pelo blog. perfeitooo e essa receiata então era tudo q eu procurava, me tira só uma duvida; é com relação ao congelamento. pode congelar assim já prontinha e linda com Crepom? e com quanto tempo devo tirar do freezer levando em consideração que meu casório é as 19:00rs.???? desde já muitoooooooooo obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabel!
      Desculpe a demora para responder! ;-)

      Nós congelamos prontos, no crepom, pq foram poucos dias, mas o ideal é congelar só no celofane.
      E você pode tirar do freezer na noite antes do casamento.
      Boa sorte!

      Excluir
    2. Eli... adorei seu blog!
      Tira uma dúvida... depois que são descongelados não ficam melecados por conta do açúcar? Você descongelou em temperatura ambiente ou na geladeira?

      Obrigada,
      Leila

      Excluir
    3. Oi Leila, mais uma vez me desculpe a demora para responder...
      Eles não ficaram melecados não... de todas as vezes que fiz em casa, nunca ficaram melecados... acho que para isso tem que deixar secar direitinho depois q passa a calda.
      Eu descongelei em temperatura ambiente mesmo... lembrando que casei em julho e por mais que não estivesse frio, não estava aquele calor do verão.

      Excluir
  31. Oi Eli, adorei sua idéia e o passo a passo! Uma vez tentei fazer a recieta da Nestle pingando na assadeira mas eles abriam e ficaram bem fininhos, ai nem banhei, dai ontem comprei uma placa de pão de ló mas não tava muito boa, dai minha mãe disse que faz o pão de ló pra fazermos os bem casados. Com essa placa que comprei fiz o teste de cortar e rechear mas quando fui banhar tava muito grossa, ficou uma camadona branca, ai coloquei mais agua e os bem casados encharcaram, não sei se porque a placa não tava muito boa, tava com muitos furos de fermento, a sua calda deixou o bem casado molhado por dentro ou somente cobriu? Essa foto da mesa eles já haviam sido banhados? Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edilene!!!
      Ahh eu não consigo fazer essa receita dos pingados... sempre faço na forma e vou cortando mesmo... não muda nada no sabor... depois que esta embalado é tudo igual!! rsrsrs
      A foto da mesa, os bem-casados já tinham sido banhados sim!
      Eu prefiro banhar numa calda nem tão grossa, nem tão ralinha. E tem que esperar secar por 12 horas pelo menos... assim ele fica molhadinho por dentro e mais crocante por fora.

      Fiz um outro post com a receita da placa de pão de ló e lá tem uma foto de como fica a calda.
      http://casandoemjulho.blogspot.de/2011/12/bem-casados-receita-de-pao-de-lo.html
      Boa sorte!!!

      Excluir
  32. Olá!! Só gostaria de saber se a gente pode fazer com mais antecedência e congelar por 4 semanas por exemplo? Será que altera o sabor e a textura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carmen!

      Acredito que sim, desde que seja embalado só com o celofone, sem ele acho que perde o sabor, e se embrulhar no crepom para congelar eu tenho medo de não congelar corretamente, entao acredito que o ideal é congelar só embrulhado no celofone. Ai descongela só 1 dia antes para terminar de embrulhar.
      De qualquer forma, acho interessante voce fazer um teste para saber se vai ficar do seu agrado.
      Boa sorte.

      Excluir
  33. Oi Eli, tdo bom? To querendo fazer o teste. Meu casamento será em abril. Vou fazer alguns e oferecer para as amigas experimentarem. To pensando em comprar no mesmo mercado q ve p não ter erro. Muito obrigada pela ajuda! Depois te conto o que achei! Tb quero investir só no bem casado como lembrancinha. :)

    ResponderExcluir
  34. Oii Eli, to adorando o blog... mas queria te fazer uma pergunta, meio indiscreta na vdde... adorei as caixinhas, quanto vc pagou nelas???
    Vc ainda tem algum contato do fornecedor, pois eu entrei no site que vc postou e nao existe mais...

    Se vc puder me ajudar eu agradeço! Vou me casar em outubro de 2014...
    Obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Karen, desculpe a demora!
      Eu não lembro bem quanto paguei, mas foi menos de R$2 cada... isso foi em 2010, hoje em dia eu não sei qto estão saindo...
      Os contatos que eu tenho são o facebook: https://www.facebook.com/Atelierdaembalagem e o telefone 15 3284-1494.
      Boa sorte!

      Bjs

      Excluir
  35. Oi Linda, Nao estou casando e nem nada porem adorei e estou com vontade enorme de comer. Minha pergunta eh sobre o congelamento, voce deixou secar e congelou??? Eh isso? E pode ficar por quanto tempo? E quanto tempo e como voce fez pra descongelar? Obrigada beijo.

    ResponderExcluir
  36. olá tbm fiquei com dúvida quanto ao descongelamento por favor me explique geisianesheila@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. Oi, como vai?

    Quero fazer os bem casados, no meu caso será bem formados rs, irei entregar na minha missa de formatura, que será em uma quinta-feira, pensei em montar na segunda, sendo assim precisarei congelar? O tempo seria assim, segunda - montar, terça - secar, quarta - embalar e quinta - entregar, acha que de quarta para quinta devo refrigera-los.

    Desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi! Espero que você leia essa mensagem, não recebi seu e-mail para responder diretamente para vc...
      Parabéns pela formatura!!!
      Você pode montar na segunda e já começar a embrulhar na terça (eles secam de 12 a 24 horas tranquilo) e a menos que o clima esteja muiiitoooo quente, não precisa refrigerar não... acho que eles aguentam bem esses dias.
      Boa sorte!
      Bjs

      Excluir
    2. Oi.. eu li.. li sim! rs
      Obrigada por ter respondido, certo vou fazer como sugeriu, no sábado, estive até no mercado central da cidade procurando um doce de leite saboroso, encontrei um. Espero que dê tudo certo, em breve volto contato tudo.

      Muito obrigada pela atenção.

      Excluir